Quem Somos
SEMENTES DE OURO
A Sementes de Ouro é a divisão comercial da HENHEL, dedicada à venda dos produtos cultivados e fabricados pela empresa. O seu objetivo é expandir o negócio da HENHEL, promovendo a sustentabilidade ambiental e desenvolvendo ideias inovadoras no setor da agricultura e pecuária.

Francisco Rebelo da Silva Henriques
Fundador da (HEN)HEL
Licenciado em Engenharia Agronómica no Instituto Superior de Agronomia. (Lisboa)

Hélio Wilson Gonçalves Salvador
Fundador da HEN(HEL)
Licenciado em Gestão no Instituto Superior de Economia e Gestão. (Lisboa)

Princípio
Hélio e Francisco são os fundadores da HENHEL e da Sementes de Ouro. Conheceram-se aos 18 anos e, desde então, cultivam uma forte amizade. Partilhando o gosto pela agricultura, decidiram lançar um negócio juntos. Começaram por apoiar e investir na produção agrícola dos avós de Francisco, acabando mais tarde por assumir a gestão. Com o crescimento do projeto, os familiares de Francisco tornaram-se parte da equipa, contribuindo para a criação da HENHEL. O nome da empresa resulta da junção de "Henriques", apelido de Francisco, com a abreviação de Hélio.

HENHEL
Fundada em Castanheira de Pêra (Coimbra) a 10 de junho de 2017, a HENHEL deu início aos seus primeiros investimentos nas quintas e hortas com o apoio da PAC. Estes investimentos permitiram a Hélio e Francisco aperfeiçoar as técnicas de produção tradicionais, adotando métodos inovadores e sustentáveis. Desde o início, a agricultura de precisão foi a principal aposta dos fundadores, recorrendo a sensores, drones e GPS para monitorizar e otimizar a plantação, a rega e a aplicação de fertilizantes.
Locais
O negócio teve um excelente início. Tendo uma maior venda em certos produtos e uma menor venda em outros produtos, a HENHEL conseguiu mesmo assim gerar bastante lucro, o que levou a Hélio e Francisco quererem expandir o seu negocio e a sua empresa.
A 22 de agosto de 2018, a HENHEL anunciou a abertura de um novo espaço em Teixeiró, uma aldeia no distrito do Porto. Tal como em Coimbra, os fundadores aproveitaram terrenos de familiares, desta vez da família de Hélio. Este novo espaço foi destinado ao cultivo de produtos alimentares e à produção de gado.
Após os incêndios de 2019 em Cardigos, perto de Castelo Branco, Hélio e Francisco decidiram adquirir terrenos afetados pelo desastre. Situados em áreas de maior altitude e afastadas da população, estes terrenos foram posteriormente alugados para a produção de energia eólica, reforçando o compromisso da HENHEL com a sustentabilidade.

Zambujal do Conde
A mais recente e mais importante expansão da HENHEL ocorreu em Zambujal do Conde.
Em janeiro de 2022, os fundadores decidiram iniciar uma nova área de produção dedicada à acácia-branca. Esta árvore, conhecida pela sua madeira extremamente resistente, possui propriedades farmacêuticas benéficas para a saúde. Adaptando-se bem ao calor do verão e a períodos de seca, a acácia-branca revelou-se uma escolha estratégica para a empresa.
O sucesso desta nova produção levou Hélio e Francisco a criarem a área comercial da HENHEL, permitindo uma melhor gestão desta planta e a venda dos restantes produtos da empresa.
Por razões de segurança, o espaço de produção encontra-se cercado e de acesso restrito, uma vez que a acácia-branca, no seu estado natural, é tóxica para o ser humano antes de passar pelo processo de transformação e tratamento adequado.


Expansão HENHEL
A poucos quilómetros da produção de acácia-branca, ainda em Zambujal do Conde, nasceu a Herdade da HENHEL em 2023. Inspirada no conceito original da empresa, esta herdade representa um investimento estratégico no setor do turismo. Os visitantes podem desfrutar de diversas experiências, como aulas de equitação, yoga e hidromassagem, entre outros serviços disponíveis no site da HENHEL.
Aproveitando o reconhecimento do Alentejo como a 9.ª melhor região gastronómica do mundo segundo a TasteAtlas, Hélio e Francisco decidiram construir um novo restaurante junto à herdade. Com esta decisão, o restaurante original passou a ser exclusivo para hóspedes da herdade.
Atualmente com um ano de funcionamento, o novo restaurante está focado na excelência gastronómica e encontra-se em busca da sua primeira estrela Michelin.


